Mastigação correta
novembro 29, 2018
Hipertrofia muscular: o que é e como acontece?
dezembro 14, 2018
Autores

Para que servem os espessantes alimentares?

Como o próprio nome já diz, os espessantes alimentares são substâncias utilizadas para mudar a consistência de alimentos líquidos ou semilíquidos, sem alterar nenhuma propriedade deles. Estes, geralmente, são adicionados nas refeições de pessoas que sofrem de disfagia, para ajudar no processo de deglutição.

A deglutição é o processo que corpo faz para transportar os alimentos da boca até o estômago, sem que eles desviem para vias áreas. É por causa desse processo que é possível comer e respirar ao mesmo tempo e, quando acontece algum desvio fisiológico ou modificação anatômica, esses sinais podem indicar a disfagia.

Portanto, a disfagia nada mais é que uma dificuldade de ingerir os alimentos, comum em pessoas idosas, ela pode se manifestar de forma temporária ou permanente. Muitas vezes, esse problema é causado por doenças degenerativas, traumas, Alzheimer, entre outras. Por isso, os espessantes ajudam que elas tenham uma boa nutrição, independente de sua patologia pois, eles auxiliam na ingestão de diferentes alimentos.

Porém, engana-se quem acredita que os espessantes são utilizados apenas para auxiliar na alimentação de pessoas com disfagia, a substância também está muito presente em alimentos industrializados e é ela que ajuda conservar a qualidade e outros fatores como a textura, cheiro e até o sabor.

Por não alterarem a composição dos nutrientes nos alimentos, o consumo dos espessantes é considerado muito seguro e essencial para assegurar o bem-estar das pessoas que sofrem de disfagia. Porém, como qualquer substância, é muito importante que um profissional qualificado prescreva a quantidade correta, para que não haja um excesso dos espessantes nos alimentos e também nenhuma complicação em seu estado clínico.

Desse modo, para promover a saúde e garantir a qualidade de vida de quem sofre de alguma dificuldade de se alimentar, os espessantes vem para ajudar e proporcionar a nutrição e hidratação adequada dessas pessoas. Dúvidas de onde os encontrar? Acesse nossa loja virtual e confira nossa cartela de produtos.

(Visited 370 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!