O que é nutrição enteral?
novembro 19, 2018
Para que servem os espessantes alimentares?
dezembro 7, 2018
Autores

Mastigação correta

Sabemos que a mastigação correta contribui diretamente para uma boa digestão e evita alguns problemas relacionados ao estômago como azia, refluxos e até gastrites. O recomendado pelos especialistas é mastigar o mesmo alimento no mínimo 30 vezes. Porém, por ser um movimento automático e as vezes pela correria do dia a dia, nós acabamos não dando a atenção necessária pra isso e acabamos acarretando sérios problemas.

A mastigação feita de maneira certa traz inúmeros benefícios, um deles é a diminuição da compulsão alimentar, isso se deve por quê o nosso organismo e o seu sistema precisa de 20 minutos para transmitir ao cérebro que está saciado. Quando a mastigação acontece de forma muito rápida, o cérebro não consegue captar a mensagem na mesma velocidade, e assim, comemos mais até que ele consiga entender que estamos satisfeitos. Esse fator, consequentemente, contribui para um ganho de peso e até obesidade pois, comemos mais e ingerimos mais fonte de energia do que gastamos, ocasionando esses distúrbios.

Durante o processo de mastigação, cada dente possui uma função diferente, sendo que os incisivos são para cortar os alimentos, os pré-molares para triturar e os molares para pulverizar o bolo alimentar. Por isso, durante todo o processo é importantíssimo que os movimentos sejam circulares e de forma alternada para não adquirir problemas odontológicos.

Para quem possui dificuldades e maus hábitos de mastigação, alguns especialistas recomendam a goma de mascar para “treinar” as glândulas salivares, porém, é preciso cuidado pois, quando há um excesso de mastigação de chicletes isso pode acarretar problemas nos músculos da mandíbula comprometendo o sistema articular, ocasionando fortes dores de cabeça.

Diante do que citamos, percebemos o quanto é importante mastigar bem os alimentos e como isso contribui em vários aspectos para nossa saúde e evita sérios problemas. Por isso, mesmo com a rotina acelerada, observe se você mastiga de maneira correta, com certeza isso trará melhorias significativas em sua vida.

Quer conhecer toda a nossa linha de produtos? Acesse nossa loja virtual e confira!

(Visited 489 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!