Dieta da quarentena – Veja 10 passos de como se alimentar de maneira saudável durante o distanciamento social

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Dieta da quarentena – Veja 10 passos de como se alimentar de maneira saudável durante o distanciamento social

Não é exagero afirmar que a pandemia do novo coronavírus mudou o cotidiano de toda população global, devido as recomendações de isolamento social das autoridades sanitárias para conter o avanço da disseminação do COVID-19, as pessoas se viram obrigadas a reestruturar e adotar medidas em suas práticas pessoais e profissionais.

Com um cenário de contaminação viral, os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados, isso ajudará a garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e consequentemente estaremos menos suscetíveis ao contágio.

De fato, ficar em casa por obrigação pode ser bastante desafiador, dependendo da personalidade de cada pessoa, é possível que essa situação possa gerar ansiedade, estresse, tensão e até tédio, que podem influenciar diretamente na alimentação de cada um.

Por isso, é preciso ter equilíbrio e organização na hora de se alimentar para se adaptar a nova rotina.

Nós da E-Nutri preparamos dez passos para que você mantenha uma alimentação saudável durante a quarentena:

Passo 1:

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. É importante definir horários específicos para se alimentar, se possível mantenha a rotina realizada antes da quarentena. Não pule as refeições.

Passo 2 :

Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

Passo 3 :

Tenha em sua alimentação pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Passo 4 :

Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde

Passo 5 :

Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação tornar esses alimentos mais saborosos e saudáveis.

Passo 6 :

Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

Passo 7 :

Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

Passo 8 :

Diminua se possível quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como: hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

Passo 9 :

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

Passo 10 :

Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias se possível separe um cantinho de sua casa ( pode ser a sala, varanda e/ou quintal)  e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Gostou de conhecer os 10 passos para manter uma alimentação saudável durante a quarentena? Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados a saúde e bem-estar.

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