11 Alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico

Dieta da quarentena – Veja 10 passos de como se alimentar de maneira saudável durante o distanciamento social
abril 9, 2020
Como melhor a saúde do intestino
Como Melhorar a Saúde do Intestino
outubro 14, 2020
Autores

11 Alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico

A relação entre o sistema imunológico, estado nutricional e fatores externos ao corpo humano podem ameaçar a imunidade e a saúde como o todo. Em nosso dia-a-dia podemos sentir estresse, falta de sono e a possibilidade de desenvolvermos deficiências nutricionais.

Todos esses fatores podem reduzir a capacidade do nosso sistema imunológico em defende o nosso corpo, podendo nos deixar vulneráveis a vírus comuns e a doenças que ameaçam a vida.

Com uma combinação de descanso e uma boa alimentação podemos melhorar cada vez mais a imunidade e promover uma vida mais saudável.

Veja abaixo os alimentos aliados para o fortalecimento do sistema imunológico:

Alho – A comprovação científica dos benefícios associados à baixa toxicidade do alho e ao estímulo do sistema imune permite que este vegetal seja administrado no tratamento e prevenção de vários processos inflamatórios é um potente estimulante do sistema imunológico

Kefir – É um leite fermentado em domicílio, que contêm bactérias benéficas para o organismo, contribuindo para proteção de algumas doenças causadas por microrganismo. defendem o organismo de outros agentes patógenos e fortalecem o sistema imunitário.

Frutas cítricas – O ácido ascórbico está presente nas frutas cítricas, nos tomates, nos melões, nos morangos, na goiaba etc. É um potente antioxidante e apresenta efeito anti-inflamatórios.

Soja – O grão de soja possui os compostos bioativos que estão sendo amplamente estudados, pois visam a prevenção a redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, colesterol, hipertensão arterial, cânceres entre outros.

Mel – Fonte natural de saúde devido às suas qualidades terapêuticas tais como: atividade antimicrobiana, protetor de doenças gastrointestinais, propriedades antioxidantes, propriedades prebióticas, além de ser uma boa fonte de energia.

Brócolis – Contêm quantidades significativas de substâncias chamadas glucosinolatos. Esses compostos são cientificamente reconhecidos por conter propriedades anticancerígenas. Além disso, possuem grandes quantidades de substâncias nutricionais antioxidantes como as vitaminas A (betacaroteno), C, E e minerais (Ca e Mg).

Linhaça – Pode ser consumido em diversas formas: em grão, farinha ou óleo. Os componentes da linhaça que contribuem para a saúde incluem as ligninas, ácido graxo α-linolênico (ω-3) e polissacarídeos (goma ou fibra). Esse alimento tem sido correlacionado com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, hiperlipidemias, câncer, apresenta atividade antiviral e bactericida, efeito laxante e de prevenção dos sintomas de menopausa e osteoporose.

Cúrcuma – A cúrcuma, muito utilizado como condimento, possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, demonstra-se efetiva na prevenção/tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis e crônico-degenerativas.

Aveia – A aveia possui uma composição nutricional variada e repleta de nutrientes que apresentam benefícios à saúde humana, sendo eles compostos antioxidantes, fenólicos, b-glucana, boa quantidade de aminoácidos, fibras e carboidratos. O consumo de aveia tem sido associado a redução do risco e a apresentação de melhora no quadro de diversas   doenças como o diabetes, complicações hiperglicêmicas, dislipidemias e hipercolesterolemias, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares, distúrbios gastrointestinais, melhora de funções imunológicas e auxílio no controle de sobrepeso e obesidade.

Oleaginosas- As castanhas são alimentos ricos em macronutrientes como lipídios e proteínas, e importantes fontes de compostos bioativos, como substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Gengibre – Diversos estudos indicam que os compostos encontrados no gengibre são eficazes no alívio dos sintomas de doenças inflamatórias crônicas como a colite ulcerosa, artrite reumatoide, entre outras doenças inflamatórias, devido sua ação anti-inflamatória e atividades imunomoduladoras.

Gostou de saber quais alimentos podem nos ajudar a manter o nosso sistema imunológico fortalecido? Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados a saúde e bem-estar

Acesse nossa loja e confira nossos produtos www.enutri.com.br

(Visited 583 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!