Não é exagero afirmar que a pandemia do novo coronavírus mudou o cotidiano de toda população global, devido as recomendações de isolamento social das autoridades sanitárias para conter o avanço da disseminação do COVID-19, as pessoas se viram obrigadas a reestruturar e adotar medidas em suas práticas pessoais e profissionais.
Com um cenário de contaminação viral, os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados, isso ajudará a garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e consequentemente estaremos menos suscetíveis ao contágio.
De fato, ficar em casa por obrigação pode ser bastante desafiador, dependendo da personalidade de cada pessoa, é possível que essa situação possa gerar ansiedade, estresse, tensão e até tédio, que podem influenciar diretamente na alimentação de cada um.
Por isso, é preciso ter equilíbrio e organização na hora de se alimentar para se adaptar a nova rotina.
Nós da E-Nutri preparamos dez passos para que você mantenha uma alimentação saudável durante a quarentena:
Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. É importante definir horários específicos para se alimentar, se possível mantenha a rotina realizada antes da quarentena. Não pule as refeições.
Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
Tenha em sua alimentação pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde
Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação tornar esses alimentos mais saborosos e saudáveis.
Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
Diminua se possível quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como: hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias se possível separe um cantinho de sua casa ( pode ser a sala, varanda e/ou quintal) e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Gostou de conhecer os 10 passos para manter uma alimentação saudável durante a quarentena? Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados a saúde e bem-estar.