Mastigação correta
novembro 29, 2018
Autores

O que é nutrição enteral?

A nutrição enteral é direcionada às pessoas que passaram por algum tipo de problema de saúde e, por essa razão, não conseguem se alimentar pela boca. Sendo assim, a alimentação passa a ser por tubos ou sondas, e a via dependerá das possibilidades e particularidades do paciente.

Os meios alternativos para a passagem da dieta podem ser pelo nariz, intestino ou direto no abdômen, sendo em forma líquida por causa dos canais. A finalidade desse tipo de nutrição é garantir que o paciente tenha a ingestão suficiente de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e outro nutrientes imprescindíveis para sua saúde.

Existem inúmeras fórmulas para atender as necessidades nutricionais do enfermo, podendo ser caseiras ou industrializadas. Porém, as fórmulas caseiras possuem certas desvantagens, como o preparo é feito em casa, há graves possibilidades de contaminação e risco da fórmula preparada não ser o suficiente para o paciente, por isso, certos cuidados devem ser tomados para que não aconteça um agravamento do problema. Portanto, as fórmulas industrializadas levam vantagem se analisarmos esses fatores pois, todos os nutrientes e ingredientes são indicados na tabela nutricional, tornando a nutrição mais precisa, além do fato da facilidade no manuseio, em que os riscos de contaminação são bem menores.

Porém, independente da escolha, seja caseira ou industrializada, algumas precauções são as mesmas como a higienização das mãos e da sonda ou tubo, em que é muito importante mantê-los sempre limpos e assegurar que a dieta não tenha risco de obstrução. Atenção no manuseio também deve ser mantida em qualquer situação, analisando sempre as necessidades nutricionais recomendadas pelo nutricionista e também a velocidade da administração da dieta. A dieta enteral promove a nutrição adequada, por isso, os cuidados e as recomendações devem ser obedecidas, um profissional especializado deve ser consultado e o cuidado na escolha da fórmula deve ser assegurado, para garantir a saúde e alcançar a melhora do quadro clínico do paciente.

Confira também nossa matéria sobre A Dieta Enteral Industrializada vs Dieta Enteral Artesanal. Acesse nosso site e conheça toda a nossa linha de produtos!

(Visited 300 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. […] – A aveia possui uma composição nutricional variada e repleta de nutrientes que apresentam benefícios à saúde humana, sendo eles compostos […]

  2. […] dessa matéria? Confira também nossa matéria sobre nutrição enteral e deixe seu […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!