A importância da reciclagem

Entendendo melhor sobre o tão comentado glúten
abril 10, 2023
Como melhorar a imunidade?
maio 8, 2023
Autores

A importância da reciclagem

Você já parou para analisar a importância de reciclar ou reaproveitar embalagens de produtos? Na publicação de hoje vamos frisar como é importante reciclar e reaproveitar embalagens dos produtos que adquirimos.

A Conscientização da Reciclagem

Iniciamos destacando o índice de descarte de lixo no Brasil. De acordo com o Brasil Escola do site Uol, cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vão para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.

Devido a grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornando uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta.

É importante analisar o nosso consumo diário de lixos. Por exemplo, no café da manhã é observado que a caixinha de leite que foi consumida, é descartada em lixo comum ou não é reutilizada. A falta de informação sobre o assunto leva a população ao erro. Não são raros os episódios de descartes incorretos de lixo. A grande maioria da população acredita que a partir do momento em que joga o lixo para fora de casa, não tem responsabilidade nenhuma. O destino do que consumimos é responsabilidade de todos e todos precisamos cooperar para preservar o planeta.

A premissa de que o trabalho envolvendo a coleta seletiva começa dentro de casa e é determinante para o sucesso do processo. Isso porque, na medida em que não há a separação dos resíduos nas residências, muito do que poderia ser reaproveitado acaba integrando o rol de rejeitos comuns e indo para o aterro sanitário. Essa atitude acarreta não apenas enormes prejuízos ambientais, mas também financeiros.

Há simples hábitos que podem ser trocados, como o exemplo do descarte em uma lixeira específica para reciclagem em sua residência, certificando sobre o dia da coleta da reciclagem em seu endereço, reutilização de alguns materiais realizando o descarte correto de materiais fora de casa, inclusive encontramos com bastante facilidade lixeira de recicláveis, o importante é fazer a sua parte e diminuir o impacto dos resíduos de embalagem no meio ambiente.

Entenda como é realizado o processo da reciclagem

Os materiais recicláveis são coletados porta a porta e transportados para a central mecanizada de triagem. O processo de reciclagem começa pela separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por um bom gerenciamento da limpeza urbana e terminando nas usinas de reciclagem, onde o material reaproveitável será transformado em nova matéria-prima.

Além de preservar o meio ambiente, gera renda. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção. Outro importante benefício é a quantidade de novos empregos. Cooperativas de catadores de pape e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.

A reutilização de materiais

O reaproveitamento ou reutilização de resíduos consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. A reutilização de materiais promove vários benefícios, dentre eles: a preservação ambiental, contribui para a redução de lixos descartados.

Pensando nisso, a Nestlé disponibilizou em nossa loja alguns depósitos para reciclagem de embalagens. Por exemplo, latas, caixas vazias de tetra pack e tampinhas de garrafa. Faça a sua parte e venha nos ajudar a contribuir para o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!