Entendendo melhor sobre o tão comentado glúten

Nutrólogo: o que faz e qual a diferença para o nutricionista?
março 28, 2023
A importância da reciclagem
abril 24, 2023
Autores

Entendendo melhor sobre o tão comentado glúten

A essa altura você provavelmente já ouviu falar do tão comentado glúten, mas afinal, do que se trata realmente? É hora de acabar com as dúvidas e entender de uma vez por todas quais são os benefícios e malefícios de uma dieta sem ele.

Dê início, é importante que você saiba que o glúten é um composto de proteínas de armazenamento denominadas prolaminas e glutaminas que se unem com o amido no endosperma das sementes de vários cereais como: trigo, o centeio, o malte e a cevada.

Resumindo de forma mais simples, o glúten é um complexo proteico formado por 2 tipos básicos de proteína: a glutenina e a gliadina, presente em alguns dos cereais mais comuns, como já mencionamos.

Este agrupamento de proteínas é muito utilizado na indústria de panificação, massas, cervejas etc. Possui várias funções como: conferir elasticidade, aderência e estrutura ao alimento, por exemplo, dentre outras.

Agora sabendo do fundamento, vem a pergunta: “Mas afinal, faz mesmo mal a saúde?”

A resposta é simples, embora os produtos sem glúten sejam vistos como mais saudáveis, uma dieta livre dele é indicada somente para pessoas diagnosticadas com intolerância, de acordo com estudos realizados em algumas das maiores universidades americanas e já publicados no: Clinical Guide to Gluten – Related Disorders (Guia Clínico para Transtornos Relacionados ao Glúten).

Além disso, já existem comprovações científicas desmitificando por exemplo diversos artigos que continuam a insistir sem embasamento, que a retirada total do glúten da alimentação contribui com a perca de peso.

Desta forma, entende-se que, somente é benéfico a retirada em circunstâncias de necessidade de uma dieta restritiva.  Que é o caso de pessoas que apresentam doença celíaca (doença autoimune) que apresenta um mecanismo de defesa que um organismo possui para combater determinados agentes patogênicos, que assim afeta as células saudáveis do corpo e causa um processo inflamatório a partir da ingestão do glúten, apresentando deste modo diversos sintomas aos portadores desta doença.

Assim, constata-se que, as pessoas que não apresentam nenhum tipo de intolerância ou algum problema relacionado a ele, não deve excluí-lo da alimentação. Já que a ingestão de produtos que contenham glúten se feita de maneira equilibrada, não apresenta nenhum malefício, muito pelo contrário.

Agora, se você faz parte do grupo de pessoas que precisam seguir essas restrições por ordens médicas ou do seu nutricionista, em nossa loja trabalhamos com alguns produtos sem glúten como: Novasource Proline, Nutren, Nutridrink e dentre outros. 

*Lembramos mais uma vez que, é sempre muito importante ter uma orientação profissional do seu médico ou nutricionista. Somente eles poderão dar o diagnóstico mais confiável e recomendar a melhor dieta para a sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!