Nutrólogo: o que faz e qual a diferença para o nutricionista?

Como lidar com a intolerância à lactose: dicas e tratamento
março 7, 2023
Entendendo melhor sobre o tão comentado glúten
abril 10, 2023
Autores

Nutrólogo: o que faz e qual a diferença para o nutricionista?

O nutrólogo é um médico especializado em nutrologia, ou seja, sua especialização que dura de 2 a 5 anos é voltada em diagnosticar e auxiliar no tratamento de doenças nutricionais, como obesidade, diabetes, transtornos nutricionais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) as áreas de atuação desse profissional são: nutrologia pediátrica e nutrologia parenteral e enteral. Os nutrólogos podem solicitar diversos tipos de exames, realizar orientações de nutrologia, além de prescrever suplementos (impact, nutridrink protein, fresubin entre outros), medicamentos, fitoterápicos, seja via oral, intramuscular ou injetável.

O nutricionista é o único profissional capaz de prescrever um plano alimentar, considerando as necessidades de energia, proteína, gordura, carboidrato, vitaminas e minerais de cada indivíduo. De acordo com a lei 8234/1991, o profissional possui oito áreas de atuação, sendo: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria e comércio, nutrição esportiva, marketing e fitoterapia. O profissional pode solicitar exames laboratoriais e para avaliação de composição corporal. As suas prescrições podem conter orientações nutricionais, plano dietético, prescrição de suplementos orais (whey protein, impact, nutridrink protein, fresubin entre outros).

Portanto, para promover um tratamento amplo e otimizado o ideal é sempre realizar um acompanhamento com ambos os profissionais, visto que o nutrólogo faz o diagnóstico e acompanha com medicamentos ou doses de suplementos maiores, enquanto o nutricionista planeja uma dieta específica e individualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!