Como lidar com a intolerância à lactose: dicas e tratamento

Como se preparar para curtir o Carnaval sem abrir mão da saúde e segurança?
fevereiro 17, 2023
Nutrólogo: o que faz e qual a diferença para o nutricionista?
março 28, 2023
Autores

Como lidar com a intolerância à lactose: dicas e tratamento

O que é a intolerância a lactose?

De acordo com o Ministério da Saúde, a intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarreia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer.

Dicas e tratamentos

Logo após o diagnóstico é indicado revisar a alimentação do intolerante, eliminando alimentos que contém lactose, ou seja, leite e derivados.

Vale ressaltar que o acompanhamento com um profissional é essencial para adequar os nutrientes na alimentação do intolerante, onde ele irá elaborar planos para adquirir através de outros alimentos, os nutrientes importantes que absorvemos ao consumir leite e derivados. Um exemplo deles é o leite de soja, onde encontramos uma boa quantidade de cálcio, um nutriente muito importante encontrado no leite.

Outro método para o tratamento é a intervenção farmacológica, no qual se refere ao tratamento com a enzima lactase (a enzima no qual o intolerante tem a ausência no organismo).

Atualmente encontramos no mercado, bastante variedades de produtos zero lactose. Encontramos leites, iogurtes, queijos, leite condensado, requeijão, entre outros, onde facilita a escolha do intolerante.

Em nossa loja trabalhamos com alguns suplementos zero lactose. Você pode encontrar a linha da Nutren Sênior em pó e a linha do Nutridrink Protein Neutral.

Beatriz Arruda e Tatiane Soares.

(Visited 67 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!