Saiba mais sobre Câncer de Mama e Nutrição

O que é e para que serve Colágeno Tipo 2?
setembro 8, 2021
Cirurgia Bariátrica, afinal porque?
Cirurgia bariátrica, afinal por que?
dezembro 9, 2021
Autores

Saiba mais sobre Câncer de Mama e Nutrição

Câncer de Mama e nutrição

O que é a campanha Outubro Rosa?

Desde a década de 90 se deu início a campanha outubro rosa, que ocorre anualmente, com o objetivo de conscientizar mulheres e à sociedade num geral quanto a importância da prevenção contra o câncer de mama, o mais prevalente em mulheres no mundo inteiro. 

 Como Prevenir o Câncer de Mama?

O desenvolvimento do câncer envolve diferentes fatores de risco, como genética, fatores associados ao ciclo de reprodução da mulher, hábitos alimentares e exercício físico. Desta forma, a prevenção pode ocorrer através de hábitos de vida saudáveis, evitando o consumo de bebidas alcóolicas, praticando atividade física, mantendo uma alimentação saudável e o adequado peso corporal, além da realização de exames periódicos.  

DICAS: 

  • Tenha uma alimentação saudável
    Aumento o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Evite alimentos processados e bebidas açucaradas; 
  • Mantenha o peso corporal adequado: 
    Através de uma alimentação saudável e prática de atividade física; 
  • Realize os exames de prevenção e o autoexame periodicamente: 
    O diagnóstico precoce ajuda a reduzir o estágio de apresentação do câncer e por este motivo é importante estar atento aos sinais e sintomas. 
  • Especialmente para as mães:
    A amamentação é um fator protetivo contra o câncer de mama; 

Porque o apetite diminui no tratamento do câncer?  

Vimos que a alimentação é importante na prevenção do câncer, mas essa importância prevalece também no tratamento, uma vez que uma pessoa desnutrida ou que não está se alimentando direito, tem mais chance de ter, por exemplo, uma diminuição na imunidade. 

O tratamento contra o câncer é bem agressivo e possui diversos efeitos colaterais, dentre eles, náuseas, vômitos, feridas na boca, alteração do paladar e a própria queda de imunidade, podendo causar uma diminuição do apetite e dificuldade em se alimentar, prejudicando ainda mais a saúde da pessoa.  

Pensando nos efeitos colaterais da quimioterapia e como ela pode afetar a alimentação do paciente, foram desenvolvidos diversos produtos que ajudam nessa situação como por exemplo forticarenutren freshnutridrink compact protein na Enutri você encontra esses e outros produtos, mas é importante lembrar que eles não substituem os alimentos, mas eles ajudam a complementar a refeição para que seja consumido todos os nutrientes necessários no dia. 

Lembre-se em caso de dúvidas, procure sempre seu médico ou nutricionista. 

Acesse nosso site e confira nossa linha completa de nutrição clínica como espessantes alimentares, dieta enteral, suplementos alimentares e muito mais. Acesse: www.enutri.com.br

(Visited 213 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!