Câncer de Mama e nutrição
Saiba mais sobre Câncer de Mama e Nutrição
outubro 21, 2021
Você conhece a diferença do Sistema Aberto e Sistema Fechado e o Uso de Fracionador?
fevereiro 18, 2022

Atualmente, um a cada cinco brasileiros é considerado obeso. Diante da dificuldade de perder peso, inclusive por questões genéticas, e dos riscos de doenças que a obesidade traz à saúde, a cirurgia bariátrica tem se tornado uma alternativa viável nesses casos, tanto que, o número de cirurgias realizadas entre os últimos anos teve um aumento.  

No entanto, passar por um procedimento cirúrgico para perder peso parece simples, mas não é! Para garantir o sucesso da cirurgia é muito importante manter a disciplina e o comprometimento. Por isso, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados após a cirurgia.

Lembrando que no caso de cirurgia bariátrica é quando acaba sendo o único tratamento efetivo ao longo prazo para obesidade mórbida, quando a dieta e exercício físico não mostram efetivos no tratamento ao longo prazo.  

É recomendado a ingestão de dieta liquidificada (sopas, frutas) e dieta pastosa (purês, papas e cremes) durante 2 semanas após a alta hospitalar. Com suplementação de modulo de proteína. (Produtos que tem proteína isolada). 

Vitaminas e cirurgia bariátrica 

Todo paciente submetido à Cirurgia Bariátrica terá que repor vitaminas e minerais que o organismo deixa de absorver dos alimentos, ou absorve apenas parcialmente, por toda a vida. Alterações no estado nutricional podem aparecer desde semanas iniciais, a anos no pós operatório. 

Podemos destacar, que, a vitamina B12, para ser absorvida, necessita de outras substâncias que terão sua produção reduzida pelo estomago, que será significativamente menor por conta dos procedimentos cirúrgicos. 

São suplementos que contém combinações de vitaminas e minerais que devem ser utilizados no período pós-operatório. 

Existem 2 opções para essa reposição de nutrientes, em forma de cápsulas e pastilhas mastigáveis

Pastilha Mastigável é indicada para aqueles recém operados, pois facilita a absorção dos nutrientes, uma vez que a pastilha começa a desintegrar na boca, garantindo máxima absorção. Enquanto a cápsula é indicada para aqueles que já tiveram uma recuperação, geralmente após os 6 meses da cirurgia.  

Linha completa Bariatric Fusion – pastilha mastigável e cápsula

O período da recuperação varia de paciente para paciente, e a troca do tipo de suplementação deverá ser determinada pelo médico.

Proteínas Pós Operatório 

Um dos pontos importante nesse processo é a ingestão correta de proteínas, já que, após a cirurgia, há mais tendência ao catabolismo, situação metabólica que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados.

O Whey Protein Isolado (módulo de proteína) destaca-se devido à sua facilidade de absorção, além de promover mais saciedade. Outros benefícios do suplemento é o alto teor de aminoácidos de cadeia ramificada e o fortalecimento do sistema imunológico.  

Conquiste Bons Resultados

Para manter bons resultados é importante adotar um estilo de vida saudável, por meio de uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. 

Apesar de ser uma tarefa que requer muito esforço e disciplina, as chances de sucesso são grandes para quem toma os cuidados necessários no pós-operatório. É fundamental que seja feito o acompanhamento nutricional após a cirurgia, para seguir os procedimentos para a melhor recuperação. 

Na Enutri você encontra a linha completa Bariatric Fusion e as proteínas para cuidar do seu pós operatório. Acesse nosso site e confira.

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário. Confira também mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica

(Visited 223 times, 2 visits today)

2 Comments

  1. Flávia disse:

    Olá Blog enutri. Adorei seu conteúdo! Você vai conquistar o Corpo e a Saúde que tanto Deseja e Merece.
    Clique aqui e saiba como: https://bit.ly/3smt8EG

  2. […] Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário. Confira também Cirurgia bariátrica, afinal por que? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!