Bariátrica: mitos e verdades sobre a cirurgia
dezembro 21, 2018
Estrias: como evitar durante a gravidez.
dezembro 26, 2018
Autores

Gestação: atenção com os cosméticos

Os cuidados durante a gestação são inúmeros, inclusive com os produtos de higiene e cosméticos. Algumas pessoas não têm esse conhecimento, mas durante a gravidez há um aumento do fluxo sanguíneo, ocorrendo uma maior circulação e, com isso a pele fica mais suscetível a absorção dos diversos componentes que podem estar nesses tipos de produtos. Além disso, devido a alta produção de hormônios e também a outros fatores que acontecem na gestação a pele fica mais sensível e vulnerável a irritações e manchas.

Por isso, durante a gravidez, a atenção com esses itens deve ser dobrada. A Anvisa inclusive exige das marcas um selo que informe a contraindicação daquele determinado produto para gestantes. Porém, sabemos que a pele também precisa de cuidados especiais para a prevenção de estrias, acnes, ressecamentos e até controle da oleosidade, que exigem uma precaução pois são comuns de aparecerem na gravidez. Portanto, é importante que as futuras mamães saibam quais os componentes que podem estar nos produtos e o que deve ser evitado ao máximo.

Segundo médicos especialistas, é preciso cuidado com o uso tópico de ácido retinóico, ácido salicílico e ureia, que estão quase sempre presentes nesses produtos. A depilação a lazer e a pintura com química no cabelo também deve ser suspensa no período da gravidez.

Como as futuras mamães já tem muito com o que se preocupar como alimentação, exames, etc., a parte dos uso de cosméticos e produtos de higiene, pode acabar ficando um pouco de lado, porém, para atendê-las melhor e para que fiquem mais seguras durante o uso, a melhor opção sem dúvidas são os orgânicos. Feitos com ingredientes naturais, são formulados especialmente para não agredir a pele, e dessa forma pode-se dizer que não prejudicam o bebê. Sendo assim, ao dar preferência por eles, todas podem ficar tranquilas que alergias, irritações e outras complicações não aparecerão.

Desse modo, podemos concluir que esses cuidados são primordiais não só para a saúde da mamãe, mas também para garantir o bem-estar da criança. Por isso, é preciso confiança e eficiência no uso dos cosméticos e outros produtos de uso tópico, o acompanhamento de um médico especialista também é essencial para ter uma boa orientação e recomendação correta do uso dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Fale com nossas Nutricionistas!