Mitos e verdades: tudo que rola sobre os exercícios físicos.
dezembro 17, 2018
Seu filho não come? Saiba como abrir o apetite das crianças.
dezembro 17, 2018
Autores

Diabetes: como cuidar e evitar os picos de hipoglicemia e hiperglicemia.

A diabetes é uma doença que se caracteriza pelo déficit de produção de insulina e/ou resistência em sua ação. Essa doença pode ser dividida em vários tipos, porém os mais comuns são: tipo 1, que geralmente se manifesta na infância e na adolescência, em que a pessoa já apresenta uma insuficiência na produção de insulina; e tipo 2, em que o indivíduo a adquiri ao longo dos anos e passa a ter uma certa dificuldade na absorção de insulina por fatores genéticos juntamente com maus hábitos alimentares. Os sintomas dessa patologia variam de acordo com o tipo, sendo que estes podem ser:

Tipo 1

– Vontade excessiva de urinar;

– Fome exagerada;

– Sede constante;

– Emagrecimento.

Tipo 2

– Sensação de sede excessiva;

– Fome constante;

– Vontade de urinar;

– Perda de peso;

– Dificuldade de cicatrização de feridas;

– Visão turva.

Uma pessoa que sofre de diabetes normalmente possui os níveis de açúcar no sangue um pouco mais elevado, porém, quando acontece um aumento ou uma diminuição exagerada, isso causa sensações de mal-estar e, nesses casos, ela deve ser socorrida rapidamente.

Quando a glicemia está muito alta, isso indica hiperglicemia e nos casos de crise a melhor solução é a aplicação de insulina, que inclusive é sempre importante ter por perto. Logo, a hipoglicemia é ao contrário, é quando os níveis de açúcar estão muito baixos, e nessas situações o recomendado é a ingestão de carboidratos de rápida absorção como pães, bolachas ou sucos.

Nessa visão, observamos que há como melhorar os efeitos em casos de crises, porém a melhor forma de realmente evitar esses momentos são com um monitoramento diário por meio dos aparelhos eletrônicos específicos para isso, investimento em atividades físicas, atentar-se a medicação prescrita e tomá-la regularmente, além da boa alimentação.

Compreendemos que uma pessoa que tem problemas de diabetes precisa ter uma alimentação mais correta e regulada, porém, ao contrário do que era antigamente, essa rotina alimentar não precisa ser tão restrita, pois hoje os produtos diet são fabricados em alta demanda para que esse público seja atendido.

Diante dessas informações sobre a diabetes, sintomas e os casos de crises de hiperglicemia e hipoglicemia, podemos considerar que é muito importante que tanto a pessoa que porta a doença, quanto as pessoas que estão a sua volta, precisam conhecer e saber mais como auxiliar em situações difíceis, para assim, não proporcionarem uma complicação ainda maior. No mais, reafirmamos que a melhor forma de evitar os momentos de crise, sem dúvida é com a prevenção e controle frequente, seguindo toda a recomendação médica e, principalmente, a alimentação correta e saudável, pois só assim o portador da doença terá mais tranquilidade e qualidade de vida.

Confira nosso site e aproveite nossas ofertas!

(Visited 500 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. […] que possam se desenvolver separadamente, diabéticos quase sempre tem problemas de hipertensão. O diabetes contribui com o aumento da pressão, a medida em que gera um enrijecimento das artérias, devido ao […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!