Cuidado: Sedentários têm mais chance de desenvolver diabetes e hipertensão

4 benefícios do óleo vegetal para a pele
junho 3, 2019
Tabela Nutricional: o que significa cada item e como interpretá-los?
setembro 4, 2019
Autores

Cuidado: Sedentários têm mais chance de desenvolver diabetes e hipertensão

Longe de ser uma atividade esportiva, nossa rotina diária está mais para uma corrida contra o tempo. Sem tempo para exercícios físicos e sem muitos cuidados com a alimentação, esquecemos de cuidar da nossa saúde e nos tornamos sedentários. Mas você realmente conhece as consequências do sedentarismo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o 4° maior fator de risco de mortes no mundo e, ainda que o termo “sedentário” não seja tão impactante, a doença traz mais prejuízos à saúde do que o tabagismo. Somente no Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2017, de 1,3 milhão de óbitos registrados, 34.273 estão relacionados a doenças ocasionadas pelo sedentarismo, como é o caso do diabetes e da hipertensão.

Por que o sedentarismo é perigoso?

O sedentarismo, que é caracterizado como a falta ou diminuição de atividade física regular, é um dos principais fatores de risco para essas doenças. Sedentários, em geral, apresentam um índice maior de colesterol, resistência à insulina, pressão arterial elevada e, se comparados a pessoas ativas, os sedentários apresentam risco 500% maior de morte prematura.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com o maior número de casos de diabetes, de acordo com a OMS, cerca de 16 milhões de brasileiros sofrem com a doença. Embora as taxas de mortalidade tenham reduzido, essa doença ainda mata 1 pessoa a cada 6 pessoas por minuto no mundo.

Além do mais, 80% dos pacientes diabéticos morrem por doenças cardiovasculares ou desenvolvem cegueira.

Já a hipertensão ou pressão alta, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atinge 7 milhões de crianças e adolescentes, 30% da população adulta e chega a mais de 50% na terceira idade.

Hipertensão arterial

Ainda que o fator genético deva ser considerado, a hipertensão pode ser desencadeada por hábitos de vida, como excesso de peso, sedentarismo, e também o estresse.

Em geral, a pressão arterial elevada não apresenta sintomas, no entanto, dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva, tende a ser associado a doença. Se não tratada de forma adequada, a doença poderá pode levar a problemas cardíacos ainda mais graves, como infarto e acidente vascular cerebral.

Diabetes Mellitus tipo 2

O diabetes mellitus tipo 2 está intimamente ligado à obesidade e ao sedentarismo e, entre os dois tipos de diabetes, é o mais comum entre a população. O Diabetes Mellitus tipo 2 é caracterizada pela resistência à insulina ou pela insuficiência do hormônio no organismo.

É importante salientar que existe uma correlação entre ambas as doenças. Ainda que possam se desenvolver separadamente, diabéticos quase sempre tem problemas de hipertensão. O diabetes contribui com o aumento da pressão, a medida em que gera um enrijecimento das artérias, devido ao acumulo do açúcar, ou demanda um excesso de trabalho do sistema nervoso, aumentando os batimentos cardíacos e estimulando a contração exagerada dos vasos sanguíneos.

Como combater o sedentarismo

Primeiramente, é importante frisar que o fato de uma pessoa estar com o peso adequado, não significa que não seja sedentários . Ou seja, ainda que você seja magro, se você não pratica nenhum tipo de exercício físico, você também corre o risco de desenvolver essas doenças, portanto, fique atento!

O sedentarismo deve ser tratado como uma doença para qual o tratamento é a atividade física. Por isso, para prevenir o diabetes e a hipertensão, é importante adotar práticas mais saudáveis, uma dieta rica em nutrientes, com menos sódio e açúcar e praticar exercícios físicos regularmente.

Uma dieta saudável, juntamente com uma rotina de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, não previne essas doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol alto e até problemas cardiovasculares, como melhora sua qualidade de vida, aumenta sua disposição e traz inúmeras melhorias, inclusive para seu sono e sua respiração.

Encontre uma atividade prazerosa, adote uma alimentação rica e diversificada, e assim, aproveite os benefícios que uma vida ativa pode proporcionar! Para isso, conte com a gente! Aqui na E-nutri você encontra uma diversa linha de produtos para nutrição esportiva, suplementos alimentares e produtos das melhores marcas do mercado para cuidar da sua saúde!

(Visited 549 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!