O que são conservantes, e quais os benefícios de não consumir?

Nutrição na terceira idade: como o consumo adequado de nutrientes ajuda na saúde
junho 5, 2023
Whey Protein: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Suplemento
julho 6, 2023
Autores

O que são conservantes, e quais os benefícios de não consumir?

Atualmente há uma grande variedade de opções de produtos para consumo, bem ao alcance de nossas mãos. Entretanto, com a correria cotidiana muitas são as vezes que não nos atentamos as composições do que estamos comprando e posteriormente consumindo.

A busca por uma alimentação mais saudável é algo que não sai de pauta entre as pessoas, e por isso, adotar hábitos simples podem facilitar este processo. Uma sugestão é obter um conhecimento “mais técnico” sobre os produtos que estamos ingerindo, mas isso não significa que é necessário se tornar expert no assunto, basta realizar a leitura dos rótulos e orientações destinadas ao consumidor.

Este hábito, vai colaborar com uma escolha mais adequada e será “instrumento de comunicação” entre o produto e você. Então a partir daí vem a pergunta sobre uma substância quase sempre presente, nos alimentos de nossa nutrição: “o que são conservantes e qual a sua relação com a nossa saúde?”

Bom, a resposta é simples: são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) que atendem pelo nome de conservantes e que são adicionadas a um produto com propósito de aumentar o seu tempo de vida útil e manter a sua qualidade evitando alterações químicas indesejáveis, em setores como: alimentício, farmacêutico e cosméticos.

Em outras palavras, o uso de conservantes tem a finalidade de criar uma proteção contra bactérias, fungos e qualquer outro fator que possa tornar o produto impróprio para consumo. Ao observar os rótulos ou as tabelas nutricionais, vamos ter acesso a informações detalhadas sobre as composições químicas e todos os ingredientes utilizados.

Sendo assim, vemos que os principais produtos listados por conter conservantes são: massas, pães, molhos industrializados, carnes, doces, bebidas variadas, leite e seus derivados.

Mas afinal, o consumo apresenta algum malefício para nosso organismo?

É importante ressaltar antes de tudo, que cada organismo funciona de uma forma particular e pode reagir de uma forma específica ao consumo. Entretanto, profissionais da área da saúde afirmam que essas substâncias passam por testes rigorosos e que vários estudos são feitos para garantir um componente de qualidade e seguro.

Porém, vale lembrar que o consumo de forma inadequada e em excesso a longo prazo, pode sim, trazer efeitos ao organismo das pessoas. Esses malefícios podem ser intensificados em indivíduos sedentários e que não possuem uma alimentação equilibrada, além daqueles que passam por longos períodos de estresse (algo que vemos com recorrência em grande parte da população).

Lembramos que o uso de conservantes são essenciais para o armazenamento e durabilidade dos alimentos, mas cabe a nós consumidores encontrar um equilíbrio adequado sobre o consumo de produtos que apresentem grande quantidade da substância. Observando sempre as informações contidas nas embalagens e dando preferência aos produtos que apresentem uma quantidade menor de ingredientes artificiais.

Outra dica é, repare atentamente a ordem das composições nos rótulos, por exemplo, o primeiro ingrediente visível indica a presença do componente em predominância naquele produto.  Assim, uma opção mais saudável é dar preferência a alimentos in natura (que são obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento), ou os orgânicos.

Nós sabemos, que diminuir o consumo de produtos industrializados pode parecer difícil no começo, mas não se esqueça que essa dificuldade é ilusória e passageira. Por isso, nós do time E-Nutri estamos sempre dispostos a te ajudar!

Em nosso marketplace trabalhamos com produtos de altíssima qualidade, como a marca Puravida: que desenvolve seus produtos através de ingredientes selecionados para nutrição e cuidados pessoais, com opções práticas para qualquer pessoa, até mesmo a mais ocupada. São opções ricas em nutrientes para o bom funcionamento dos sistemas do seu organismo por meio de componentes naturais, sem a inclusão de aditivos, orgânicos e à base de plantas, bem como suplementos nutricionais.

Viu só? A E-Nutri está sempre preocupada com seu bem-estar e saúde, oferecendo tudo o há de melhor para você e a sua família. Cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!