Whey Protein: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Suplemento

O que são conservantes, e quais os benefícios de não consumir?
junho 16, 2023
Creatina: tudo o que você precisa saber antes de fazer uso
julho 20, 2023
Autores

Whey Protein: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Suplemento

Se você é uma pessoa ativa e praticante de esportes, é provável que já tenha ouvido falar do Whey Protein e se perguntado qual é a sua finalidade.

O Whey Protein é um suplemento alimentar extraído do soro do leite, sendo a proteína encontrada nesse soro. No leite, existem dois grupos de proteínas: caseínas, que representam 80%, e o whey, que representa 20%.

É comum a confusão de pensar que o whey consumido é uma forma de leite em pó, mas, na realidade, é um concentrado de proteínas com valor biológico semelhante à caseína presente no leite integral, porém com menor teor de gordura e lactose, dependendo da fórmula.

Por que o uso desse suplemento vem crescendo cada vez mais no país?

O uso do Whey Protein tem se tornado cada vez mais popular devido à sua capacidade de auxiliar na formação de massa muscular magra e ser prontamente absorvido pelo organismo. Além disso, ele complementa a quantidade diária de proteínas necessárias para cada indivíduo, levando em consideração suas expectativas e rotina.

Mas quem pode usar essa proteína do leite? 

É fundamental ressaltar que o uso desse suplemento deve ser feito somente sob recomendação de um médico ou nutricionista. Ele é indicado para aqueles que precisam suplementar a proteína em sua dieta, praticam atividades físicas intensas como atletas, possuem dificuldade de absorção desse nutriente ou têm condições médicas que resultam na perda de massa muscular.

Porém, embora seus benefícios sejam conhecidos por muita gente a variedade de Whey Protein disponíveis no mercado podem causar dúvidas, sobre suas diferenças, entre as opções concentrado, isolado ou hidrolisado. Confira a seguir em que se distinguem:

Tipo Concentrado

O tipo concentrado apresenta entre 35% e 80% de proteínas em sua composição e geralmente é o queridinho da galera por ser mais saboroso. Indicado para quem precisa consumir alta quantidade de proteína diariamente já que seu processo de digestibilidade e absorção pelo organismo é feita de maneira gradual, evitando o catabolismo muscular até três horas após o consumo.

Tipo Isolado

O tipo isolado apresenta um teor de proteína mais alto que varia entre 90% e 95%. Por conter uma quantidade menor de lactose, gordura e minerais é uma opção popular entre pessoas com intolerância à lactose ou que desejam reduzir a ingestão de carboidratos e gorduras, além de ser indicada a pessoas que realizam treinos de baixa, média e até mesmo alta intensidade.

Tipo Hidrolisado

O tipo hidrolisado apresenta proteínas pré-digeridas que são absorvidas de forma mais rápida pelo organismo, por ser uma versão que passa por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias, o que facilita o processo de absorção da proteína.

Existe um jeito certo de consumir?

O consumo varia de acordo com as necessidades e metas individuais de cada um, no entanto existem algumas diretrizes gerais que podem ajudar a otimizar o consumo do Whey Protein, como:

– Determinar os objetivos, como por exemplo se o consumo é para ganho de massa muscular ou para recuperação pós-exercício, dentre outras opções.

– Ajuste da dose, que geralmente varia entre 20 e 30 gramas mas que deve ser alinhada levando em consideração fatores importantes como peso, nível de atividade física ou de acordo com sua dieta.

– Combine com outros alimentos, já que o Whey Protein pode ser consumido misturado com água ou outras bebidas de sua preferência como por exemplo adicionando frutas e vegetais para o preparo de smoothies com sabor.

Onde encontrar o melhor Whey Protein?

Antes de qualquer coisa não se esqueça de consultar um profissional qualificado como um médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas com base em suas necessidades individuais e objetivos.

Lembrando que este tipo de suplemento não deve substituir uma alimentação balanceada, ele deve ser utilizado como um complemento para ajudar a alcançar a ingestão proteica ideal quando necessário. Dito isso, para adquirir o melhor Whey Protein, é recomendado procurar marcas confiáveis como Pura Vida, Vitafor e Dux Nutrition.

Na nossa loja virtual E-Nutri, você encontrará essas marcas e poderá escolher os produtos que melhor se adequam às suas necessidades, visando obter os melhores resultados.

Conte sempre com a gente em sua jornada rumo à uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!