Câncer de mama | Tudo sobre o assunto!

Alimentação Saudável e a Saúde Mental
outubro 13, 2023
5 Tipos de alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra o câncer. 
novembro 14, 2023
Autores

Câncer de mama | Tudo sobre o assunto!

Cancer de mama - saiba como se prevenir

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina do Brasil, com exceção apenas da região norte, onde o câncer de colo de útero ocupa essa posição, segundo o instituto nacional.

Aproximadamente 13% dos casos da doença em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela redução dos fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Estudos ressaltam que a prática de atividades físicas é um dos principais hábitos que podem contribuir para a diminuição dos casos, reduzindo assim a incidência dos casos.

Pensando na prevenção e conscientização do câncer de mama, criou-se a campanha outubro rosa, movimento internacional com intuito de promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama.

Entre os hábitos que auxiliam na prevenção do câncer de mama, pode se listar:

  • A prática de atividade física: ela auxilia equilibrando os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo, ajuda na manutenção do peso, esses são alguns dos fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.
  • Uma alimentação saudável é de grande relevância, já que o equilíbrio de peso está relacionado a processos hormonais, que podem afetar o risco de mutações celulares e o subsequente desenvolvimento de câncer. Assim, manter um peso adequado, juntamente com escolhas alimentares saudáveis, desempenha um papel fundamental na prevenção.
  • Além disso, há outras medidas que podem contribuir para prevenir o câncer, como a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a escolha de evitar o tabagismo, visto que esses hábitos envolvem substâncias associadas ao desenvolvimento de câncer

E por fim, mas não menos importante estar sempre atento em relação a detecção precoce através da mamografia. É importante que mulheres a partir de 40 anos realizem anualmente a mamografia.

Alguns pacientes podem necessitar de produtos que auxiliam no tratamento oncológico. Aqui na Enutri disponibilizamos uma variedade de produtos que podem ser úteis não apenas na gestão dos sintomas do tratamento, mas também no fortalecimento do sistema imunológico e na promoção de um estado nutricional mais adequado.

Entre algumas opções de suplementos nutricionais com o objetivo de ganho de peso temos hipercalóricos e hiperproteicos.     

(Visited 29 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!