5 Tipos de alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra o câncer. 

Cancer de mama - saiba como se prevenir
Câncer de mama | Tudo sobre o assunto!
outubro 23, 2023
10 coisas que você precisa saber sobre Diabetes tipo I e II
novembro 22, 2023
Autores

5 Tipos de alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra o câncer. 

Durante o tratamento contra o câncer, uma alimentação adequada e equilibrada desempenha um papel fundamental na recuperação e no fortalecimento do sistema imunológico. Existem certos alimentos que podem ser evitados, pois podem comprometer o funcionamento do organismo e interferir no tratamento. A seguir, apresento cinco tipos de alimentos que devem ser evitados durante esse período

1. Alimentos processados e refinados:  

Alimentos como refrigerantes, fast-foods, salgadinhos industrializados, bolos e biscoitos possuem altos níveis de açúcares, gorduras trans e aditivos químicos. Consumir esses alimentos pode afetar negativamente o sistema imunológico, aumentar a inflamação no corpo e dificultar o processo de recuperação. 

2. Carnes processadas e vermelhas:  

Carnes processadas como salsichas, linguiças, bacon e presunto contêm conservantes químicos, além de gorduras saturadas, que podem aumentar o risco de câncer. A carne vermelha, quando consumida em excesso, também pode comprometer a saúde, já que está associada a doenças como câncer de cólon e de próstata. É recomendado optar por fontes de proteínas magras, como peixe, frango, ovos e leguminosas. 

3. Alimentos ricos em açúcar:  

O consumo excessivo de açúcar pode levar ao ganho de peso, e isso pode afetar a resposta do corpo ao tratamento contra o câncer. Além disso, muitos estudos têm associado o consumo de açúcar a um aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer. É importante evitar refrigerantes açucarados, sucos concentrados, doces e sobremesas excessivamente açucaradas. 

4. Gorduras saturadas e trans:  

As gorduras saturadas, presentes principalmente em alimentos de origem animal como carnes gordurosas, queijos e manteiga, podem promover inflamação no organismo. Já as gorduras trans, encontradas em alimentos industrializados como margarina, biscoitos e salgadinhos, estão associadas a um maior risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. Em vez disso, é importante optar por fontes de gorduras saudáveis, como abacate, nozes e azeite de oliva. 

5. Alimentos ricos em sal:  

O consumo excessivo de sal pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de câncer de estômago. Além disso, durante o tratamento contra o câncer, é comum ocorrer retenção de líquidos, e uma dieta rica em sal pode agravar esse problema. É recomendado evitar alimentos muito salgados, como embutidos, molhos prontos, snacks salgados e enlatados. Utilizar ervas e temperos naturais para realçar o sabor dos alimentos é uma alternativa mais saudável. 

É importante lembrar que cada caso é único, e que sempre é recomendado buscar orientação e acompanhamento de uma equipe médica ou nutricionista especializada para uma orientação alimentar adequada durante o tratamento contra o câncer. 

Uma dieta saudável é uma recomendação para todas as pessoas, estando elas em tratamento do câncer ou não.  

Sempre importante planejar as refeições para que tenham os principais grupos de alimentos (cereais, vegetais, leguminosas, hortaliças, proteínas e sementes) e nas porções adequadas. 

(Visited 12 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!