Os principais benefícios dos probióticos

Novasource
Saiba as diferenças e características do NovaSource
dezembro 13, 2019
Pós-operatório: dieta para auxiliar na cicatrização
janeiro 6, 2020
Autores

Os principais benefícios dos probióticos

Probióticos

Sabe o que picles, iogurte e Shoyu tem em comum? Bactérias! Isso mesmo, esses alimentos se encontram dentro de uma categoria que tem ganhado cada vez mais espaço na dieta daqueles que prezam pela saúde, são os chamados alimentos probióticos.

Os probióticos são ricos em microrganismos vivos, capazes de enriquecer a microbiota intestinal. Quer saber como eles agem e onde você encontra essas bactérias? Continue nos acompanhando!

Benefícios dos probióticos para seu organismo

            As bactérias presentes nesses alimentos trazem inúmeros benefícios para o corpo. Nosso sistema digestivo possui mais de 500 bactérias, elas ainda são encontradas em grande parte no nosso intestino, e são conhecidas por fortalecer o sistema imunológico. Vamos conhecer alguns benefícios?

Saúde do intestino

            Nosso intestino abriga milhares de bactérias, que formam a conhecida flora intestinal. Essas bactérias ajudam no processo de digestão e secreção de hormônios, por isso é essencial que estejam reguladas, isso quer dizer que, para o bom funcionamento, sua flora intestinal deve abrigar uma grande quantidade de boas bactérias.

É aí que entram os alimentos probióticos. Eles ajudam na manutenção dessas bactérias, ajudando a “colonizar” seu intestino, e essas bactérias podem impedir a constipação e tratar diversos tipos de diarreia, além disso, também fortalecem o sistema imunológico.

Melhora nas funções cerebrais

            O intestino é responsável por 90% da produção de serotonina do nosso corpo, hormônio ligado ao bem-estar, diretamente ligado ao humor e a funções essenciais do cérebro. Por isso, o equilíbrio intestinal promovido pelas bactérias também atua na prevenção de doenças neurológicas degenerativas, pois impacta positivamente a formação e o trânsito de neurônios no cérebro. Mas, além dos benefícios ao sistema imunológico e ao cérebro, os probióticos podem ajudar no tratamento de doenças específicas do trato gastrointestinal, que são causadas ou favorecidas por desequilíbrios dessa microbiota, tais como:

– Diarreia aguda

– Diarreia induzida por antibióticos e Clostridium difficile

– Síndrome do intestino irritável (SII)

– Doença inflamatória intestinal (DII)

Onde encontrar os probióticos?

Os probióticos podem ser encontrados em alguns alimentos que se consumidos diariamente, garantem inúmeros benefícios e provavelmente você já conhece alguns deles, como o Iogurte, o leite fermentado e a coalhada, no entanto, existem outros que também são fontes dessas bactérias, são eles: 

– Chucrute

– Kombuchá

– Miso

– Kefir

– Picles

– Azeitonas

– Ervilhas

– Queijo Cotagge

            Agora que você já conhece seus benefícios, que tal adotar o consumo dessas bactérias fantásticas?  Além dos alimentos os probióticos também podem ser encontrados em cápsulas e pó, aproveite das propriedades para melhorar sua qualidade de vida!

Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

Download

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!