O carvão ativado é um produto que ficou famoso nos últimos tempos pelos seus diversos benefícios antioxidantes e pela sua ação nos produtos de higiene e também nos cosméticos. No entanto, pouca gente realmente sabe o que ele é e se suas substâncias possuem algum tipo de efeito colateral. Com isso, utilizam o produto de forma indiscriminada, sem se informar corretamente ou procurar a recomendação de algum profissional.
Por esse motivo, neste post resolvemos falar um pouco mais sobre o que é o carvão ativado e os seus efeitos no organismo. Continue a leitura e aprenda:
– O que é o carvão ativado;
– A função da substância no organismo;
– Os principais benefícios do carvão ativado;
– Os efeitos colaterais;
– Situações de contraindicações.
O carvão ativado é uma forma de carbono puro e de alta porosidade. A principal diferença entre o carvão ativado e o carvão que vai para a churrasqueira é a matéria-prima e o tamanho da partícula, em que o carvão ativado vem da queima de algumas árvores como a cortiça e cascas de coco, em temperaturas controladas que removem todo o oxigênio.
Dessa forma, podemos encontrar a substância de diversas formas, entre a mais comuns e consumidas são em cápsulas, ou na composição de produtos de higiene pessoal e em cosméticos.
A substância se destaca, principalmente, pela sua ação de desintoxicar o corpo, sendo muito utilizado em hospitais em casos de emergências de intoxicação por medicamentos, metais pesados, drogas, produtos químicos e afins. Além disso, ele contribui também para o controle dos gases e do colesterol.
Além da sua ação que citamos anteriormente, ele possui outros benefícios relevantes, entre eles, os mais comuns são:
Melhora o aspecto da pele: promovendo uma limpeza profunda, é capaz de controlar a oleosidade, diminuir os cravos e reduzir os tamanhos dos poros, deixando a pele mais firme e macia.
Remove as impurezas da água: o carvão ativado é utilizado também para tratamento de água e em filtros, isso porque sua composição química é capaz de absorver impurezas sem alterar a qualidade da água.
Clareia os dentes: a substância também pode ser utilizada para branquear os dentes em um período relativamente curto de tempo. Atualmente, já existem diversos tipos de cremes dentais que auxiliam nesse processo, sem prejudicar a saúde do dente.
Mais brilho ao cabelo: o carvão ativado também auxilia na remoção de impurezas do couro cabeludo, reduzindo a oleosidade e dermatites seborreicas, deixando o cabelo sedoso e com mais brilho.
O uso indiscriminado, geralmente em forma de cápsulas, pode trazer algumas complicações e efeitos colaterais, como:
– Vômitos;
– Constipação (prisão de ventre);
– Diarreia;
– Escurecimento das fezes;
– Prejuízo nutricional quando usado sem recomendações médicas para efeito detox.
Além disso, é importante lembrar que nem todas as pessoas podem utilizá-lo sem recomendações médicas. De modo que ele fica contraindicado a:
– Gestantes;
– Mulheres em período de amamentação;
– Crianças;
– Em casos de hipersensibilidade de alguns componentes, obstrução intestinal ou problemas gastrointestinais;
– Pessoas que façam uso de antidepressivos e medicamentos anti-inflamatórios, pois ele reduz a ação desses remédios no organismo.
Como dito, o uso do carvão ativado pode proporcionar inúmeros benefícios. Entretanto, é preciso cuidado, principalmente com a ingestão dele em cápsula, já que seus efeitos são ainda mais potencializados. Em relação aos produtos de higiene e também nos cosméticos, as vantagens são ainda maiores, por não ser necessária a orientação médica e uso ser liberado.
Gostou de conhecer os benefícios do carvão ativado? Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados a saúde e bem-estar.