Alimentação para a cicatrização de feridas

A luta contra o câncer
A Luta Contra o Câncer
abril 12, 2022
Antioxidantes: o que são e quais seus benefícios
Antioxidantes: o que são e quais seus benefícios?
novembro 14, 2022

O processo de cicatrização de feridas envolve a reparação e a reconstrução de tecidos e necessita de energia e nutrientes específicos para que ocorra de forma adequada.

Todas as pessoas que passam por um processo de cicatrização de feridas necessitam desses nutrientes, mas pessoas em fase de desnutrição ou com uma alimentação deficiente precisam de uma atenção maior, pois podem ter esse processo comprometido.

Portanto, manter uma dieta equilibrada e adequada é um fator coadjuvante no tratamento de lesões de pele.

Seguem abaixo os principais nutrientes necessários para um processo adequado de cicatrização de feridas e suas fontes alimentares.

Proteínas

As proteínas são nutrientes que fazem parte das células do nosso corpo, por isso, são fundamentais para os processos de reparação e reconstrução dos nossos tecidos.

São encontrados principalmente nos alimentos de origem animal, como carnes, ovos, peixes e vísceras. As proteínas de origem animal são de alto valor biológico, ou seja, fornecem aminoácidos essenciais para o nosso corpo, pois o mesmo não é capaz de produzir.

Alimentos de origem vegetal, como leguminosas (principalmente o feijão) também contêm boas quantidade de proteínas, porém, de menor valor biológico.

Aminoácidos

Os aminoácidos são estruturas menores que constituem as proteínas. Alguns aminoácidos que se destacam no processo de cicatrização são:

Arginina: Além de ser importante para a cicatrização de feridas, também fortalece o sistema imunológico. É encontrado em vários alimentos proteicos e também em suplementos.

Prolina: é um aminoácido indispensável para a formação do colágeno, uma substância que faz parte da estrutura da pele e de cartilagens. A prolina está presente em alimentos como peixes, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, avelãs), queijos brancos, entre outros alimentos.

Vitaminas

As vitaminas mais recomendadas são as que possuem ação antioxidante, pois ajudam a proteger o organismo contra danos celulares que podem interferir no processo de cicatrização.

Vitamina A: é uma vitamina que pode ser encontrada nos alimentos de origem animal na forma de retinóides, que é a vitamina A propriamente dita. Os principais alimentos de origem animal fontes dessa vitamina são: carne bovina magra, carne suína magra, vísceras (principalmente o fígado) e ovos.

A vitamina A também pode ser encontrada nos alimentos de origem vegetal na forma de seu precursor, o betacaroteno, que se transforma na vitamina A quando entra em contato com o organismo.

O betacaroteno é um pigmento encontrado nos alimentos de origem vegetal de cores amarelo e alaranjado, como cenoura, abóbora, milho, pimentão amarelo, melão, manga, mamão, abacaxi, laranja e vários outros.

Vitamina C: é também conhecida como ácido ascórbico. Não apenas ajuda no processo de cicatrização como também age no fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C também estimula a produção de colágeno.

Alguns alimentos fontes dessa vitamina são as frutas, como kiwi, acerola, laranja, limão, tangerina, goiaba, abacaxi, maracujá e várias outras, além das verduras, como brócolis, pimentão, folhosas e outras.

Vitamina E: é encontrada em vários alimentos, tanto os de origem animal quanto os de origem vegetal, como a gema do ovo, vísceras, gérmen de trigo, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoins, nozes, etc.) e vegetais de cor verde-escuro como brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, salsa e outros.

Vitamina K: é de extrema importância para o processo de coagulação do sangue. É encontrada em alimentos vegetais de folha verde-escura, além de fígado e ovos.

Minerais

Zinco: é um mineral de ação antioxidante que atua fortalecendo o sistema imunológico, participa do processo de cicatrização e é importante para o desenvolvimento do corpo.

É encontrado nos alimentos de origem animal (como carne de boi), vísceras (como o fígado), frango, peixes e frutos do mar (como as ostras), além dos alimentos de origem vegetal (como gérmen de trigo, arroz integral, aveia, etc.), oleaginosas (como as castanhas), leguminosas (como a soja).

Selênio: também de ação antioxidante, o selênio é um mineral que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser encontrado em vegetais, como os cereais integrais e as oleaginosas (principalmente a castanha do Pará).

Ômega 3

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, ou seja, uma gordura boa, que age para um melhor funcionamento cerebral. Também é um poderoso anti-inflamatório importante para o processo de cicatrização, fazendo parte da coagulação do sangue, pois é o que ajuda a parar o sangramento de um corte e inicia o processo de cicatrização.

Os dois tipos de ômega 3 mais recomendados são o ácido o eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Estão presentes em peixes de águas profundas e frias, sendo alguns dos principais: sardinha, salmão, atum, carpa, truta, cavala, arenque, bagre, bacalhau etc.

O recomendado é consumir alimentos fontes de ômega 3 de origem animal aliado à suplementação, pois é difícil obter essa substância em quantidades adequadas apenas através da alimentação.

Alimentos que devem ser evitados

Para ajudar no processo de cicatrização, a alimentação deve não somente conter alimentos que ajude, mas também não conter alimentos que prejudiquem.

Por isso, evite alimentos que possam interferir, como camarão (pode ser inflamatório), produtos industrializados (são inflamatórios e ricos em sódio), carne de porco (também é inflamatória), carnes com muita gordura e pimenta (a capsaicina, substância que causa o ardor da pimenta, pode ser irritante para a pele)

Suplementação

Além da alimentação, a suplementação adequada é um complemento para o sucesso do processo de cicatrização adequado.

Além dos nutrientes individuais que citamos, que podem ser suplementados, alguns suplementos mais completos são uma boa opção para quem precisa acelerar a sua reparação e reconstrução tecidual.

Um exemplo é o Cubitan, um suplemento hiperproteico de vários sabores e que possui em sua composição, dentre outros nutrientes, arginina, zinco, vitaminas C, A, E e K, selênio e carotenoides. Também é fonte de gorduras boas e de carboidratos, a energia que o processo de cicatrização precisa.

É indicado para pessoas que precisam de uma ajuda a mais na cicatrização de feridas, como úlceras de pressão (úlceras de decúbito ou escaras) e outras afecções cutâneas que necessitam de auxílio para a cicatrização (como queimaduras).

O ideal é ter a avaliação de um médico ou nutricionista antes de iniciar o uso desse e de outros suplementos.

(Visited 417 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!