Qual a importância da dieta para diabéticos?

Creatina: tudo o que você precisa saber antes de fazer uso
julho 20, 2023
APLV – O QUE ISSO SIGNIFICA?
agosto 21, 2023
Autores

Qual a importância da dieta para diabéticos?

O diabetes é uma condição crônica causada pela falta ou má absorção de insulina, o hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue. No entanto, com o tratamento adequado e mudanças no estilo de vida, os pacientes podem controlar a doença e levar uma vida saudável e plena.

Quais são as causas mais comuns e os fatores de risco?

As principais causas podem variar, já que existem diferentes tipos da doença. Entretanto, de um modo geral, elas estão associadas à suscetibilidade genética, histórico familiar, exposição a certos tipos de vírus e infecções especialmente durante a infância, além de fatores de risco relacionados ao estilo de vida onde prevalecem os maus hábitos como o sedentarismo, a obesidade e excesso de peso. Condição que tem ligação com uma dieta não saudável, carente de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

As principais causas podem variar, já que existem diferentes tipos da doença. Entretanto, de um modo geral, elas estão associadas à suscetibilidade genética, histórico familiar, excesso de peso e obesidade. Alguns fatores ambientais como alto consumo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo podem representar risco para o desenvolvimento da diabetes. 

Hoje, sabemos que existem diferentes tipos de diabetes. Conheça quais são:

– Pré-diabetes: ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão alterados, mas não suficientemente para dar o diagnóstico de Diabetes. 

– Tipo 01: também conhecido como Mellitus, é o tipo menos comum e surge desde o nascimento. É considerado uma doença autoimune, na qual o próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

– Tipo 02: é o tipo mais comum, afetando cerca de 90% das pessoas com diabetes. Surge ao longo da vida devido a fatores como resistência à insulina e maus hábitos durante a vida.

– Diabetes Gestacional: é um tipo que ocorre de maneira temporária durante a gravidez e está relacionado com a produção de outros hormônios pela placenta, que bloqueiam a ação de insulina.

Como podemos observar, existem diversos tipos de diabetes e cada um requer cuidados específicos. Neste contexto, uma das principais formas de cuidado é a alimentação.

Por que seguir uma dieta equilibrada?

Porque ao cuidar do que é consumido e ao adotar um estilo de vida mais equilibrado, é possível controlar a doença e prevenir complicações a longo prazo.

Isso se explica, já que a dieta para diabetes deve ser balanceada, priorizando alimentos saudáveis, ricos em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis, levando em consideração o controle de ingestão de carboidratos, especialmente aqueles que são rapidamente digeridos e aumentam rapidamente os níveis de glicose no sangue.

Por onde começar?

É indispensável buscar orientação de um nutricionista especializado para desenvolver um plano alimentar personalizado, considerando as necessidades individuais, preferências alimentares e metas de controle glicêmico.

Além da dieta, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, controlar o estresse, dormir bem e fazer o monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue. Atrelado a isso, não deixar de realizar exames de maneira regular.

É possível viver com qualidade mesmo tendo diabetes?

A resposta é sim! Tomando o devido cuidado e possuindo suporte profissional, é possível viver bem com diabetes. Neste processo, conte com a E-Nutri para lhe apoiar! Em nossa loja virtual, você encontra as melhores marcas como Novasource GC da Nestlé, um alimento desenvolvido para situações metabólicas especiais como nutrição enteral e oral, além de ser formulado para auxílio no controle glicêmico, normocalórico.

*Não se esqueça, que o consumo deve ser sempre recomendado por um médico ou nutricionista.

(Visited 43 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!