Suplementação de vitamina D: O que é e como pode ajudar?

APLV – O QUE ISSO SIGNIFICA?
agosto 21, 2023
Alimentação Saudável e a Saúde Mental
outubro 13, 2023
Autores

Suplementação de vitamina D: O que é e como pode ajudar?

Suplementação Vitamina D

A vitamina D tem ganhado destaque como um elemento essencial para o funcionamento adequado do organismo. Seja através de alimentos ou suplementos. Neste artigo, explicaremos sobre a  suplementação de vitamina D e como ela pode oferecer suporte significativo. Ao compreendermos seus benefícios e a quem ela mais pode beneficiar, estaremos melhor equipados para tomar decisões informadas sobre nossa saúde e qualidade de vida.

O que é a Vitamina D?

A vitamina D é um nutriente que faz parte do conjunto de vitaminas lipossolúveis ou seja, ela depende de gordura para o seu transporte e absorção desempenhando um papel importante em diversas funções do corpo humano. Conhecida principalmente por sua influência na saúde óssea, auxilia na absorção de cálcio e fósforo no intestino, essenciais para a formação e manutenção dos ossos e dentes.

Essa vitamina pode ser encontrada de 2 formas, sendo: vitamina D², encontrada naturalmente em alimentos como cogumelos expostos ao sol; vitamina D³, sintetizada na pele e encontrada em peixes ricos em óleos (salmão, cavala e arenque).

As duas formas da vitamina D passam por transformações no fígado e rins, para chegar na forma que o organismo utiliza com atuação na imunidade, no aumento da absorção de cálcio, estimula a produção de insulina e dentre outras funções essenciais.

A análise da deficiência de vitamina D é feita pelo exame laboratorial de 25(OH)D circulante, onde níveis a baixos de 20 ng/ml (50 nmol/litro) é considerado deficiência e valores de 21–29 ng/ml (525–725 nmol/litro) são considerados insuficiência e o resultado acima de 30ng/ml é considerado suficiente.

Podemos identificar grupos de risco a deficiência, como idosos, gestantes e lactantes, crianças, pacientes com obesidade, doença hepática e renal,  indivíduos com baixa exposição a luz solar. Nesses casos, a suplementação pode ser essencial e a quantidade deve ser individualizada, de acordo com a faixa etária e os exames laboratoriais.

O uso excessivo de vitamina D pode trazer riscos a saúde e danos no fígado. Portanto, verifique com um nutricionista ou médico, a necessidade de suplementar e o valor ideal.

Algumas dicas para a compra da vitamina D é verificar se na lista de ingredientes também tem antioxidantes naturais para a conservação. E para melhorar a absorção, consuma sempre nas refeições principais, devido a presença de gordura.

Na Enutri, oferecemos o suplemento alimentar Nutren Vitamina D da Nestlé, uma opção que pode ser muito benéfica para você. Para obter informações detalhadas, convidamos você a visitar nosso site em www.enutri.com.br ou a explorar nossas lojas físicas convenientemente localizadas em São Paulo e ABC. Estamos à disposição para ajudar a atender às suas necessidades de saúde e bem-estar.

(Visited 71 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Gustavo Aragonez - Nutricionista em Criciúma - Especialista Nutrição Clinica e Esportiva | Obesidade e Emagrecimento disse:

    Artigo esclarecedor! Abordou de forma concisa a importância da suplementação de vitamina D e seus potenciais benefícios. Leitura valiosa para quem busca entender como essa vitamina pode melhorar a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!