Doença de Crohn: Descubra o que é e conheça os seus sintomas.

Cloreto de Magnésio para que serve?
Cloreto de Magnésio, para que serve?
maio 28, 2021
O que é e para que serve Colágeno Tipo 2?
setembro 8, 2021
Autores

Doença de Crohn: Descubra o que é e conheça os seus sintomas.

Doença de Crohn

Descubra tudo sobre doença de Crohn

O que é a Doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (desde a cavidade oral até a região anal) sendo mais comum na parte final do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólons). Sua causa ainda não está esclarecida. Não é uma doença contagiosa e pode afetar tanto adultos como crianças, não havendo predominância de sexo. 

Outros fatores como o contato com vírus e bactérias, fatores ambientais (estilo de vida, tabagismo, hábitos alimentares) e emocionais podem ter algum nível de importância na apresentação da doença, dessa forma ela é considerada uma doença multifatorial. 

Não há uma explicação definitiva para a causa da doença. Ela é crônica e não há cura descrita. Pode se manifestar ao longo da vida com crises agudas recorrentes, assim como períodos longos de ausência dos sintomas, chamado remissão. 

O tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico pode influenciar positivamente no controle da doença, permitindo longos períodos sem sintomas. 

Quais os Sintomas da Doença de Crohn?

Estomatites (inflamações na boca), diarreia, dor no abdômen, perda de peso e febre são características mais comuns. 

É comum apresentar distensões do abdome, dor do tipo cólica, com dificuldade para a eliminação de gases intestinais. 

Frequentemente pode ocorrer uma obstrução parcial ao esvaziamento do conteúdo intestinal, com necessidade de internações com hidratação venosa, uso de antibióticos venosos e de corticosteroides, além de restrição temporária à ingestão de alimentos, para ajudar na recuperação. É possível também a ocorrência de fístulas.  

Esses trajetos fistulosos podem ser múltiplos e com grande destruição tecidual extensa, pela reação inflamatória própria da doença de Crohn e pela infecção secundária que ocorre na área afetada, prejudicando significativamente a qualidade de vida do enfermo. 

Como saber se estou com a Doença de Crohn?

A colonoscopia com biópsia e avaliação do íleo terminal é o melhor recurso para o diagnóstico da doença. O exame histopatológico do material colhido na biópsia pode confirmar a suspeita. A tomografia computadorizada do abdome pode ser útil na identificação de fístulas entre alças intestinais e outras alterações. 

Outros exames como radiografias do abdome, exame contrastado do intestino delgado pode ajudar. Os exames laboratoriais também são importantes no diagnóstico e controle da enfermidade. 

Qual é o tratamento para a Doença de Crohn?

O curso da doença pode variar de acordo com as manifestações intestinais e/ou extraintestinais. É comum a desnutrição em adultos e crianças, podendo provocar atraso no crescimento quando a doença surge na infância. 

 O tratamento depende da forma de apresentação da doença e do grau de gravidade, é iniciado quase sempre com medicamentos. Alguns casos necessitam de intervenção cirúrgica para tratamento de complicações. A investigação, tratamento e acompanhamento desses enfermos envolvem quase sempre um médico clínico (gastroenterologista) e um cirurgião (coloproctologista ou do aparelho digestivo), na maior parte das vezes, de acordo com a forma de apresentação, localização e extensão da doença. 

Na Enutri você encontra suplementos e dietas enterais que auxiliam na recuperação da doença como Doença de Crohn, Desnutrição, Alzheimer, Diabetes, tratamentos oncológicos e entre outros Acesse nosso site e confira www.enutri.com.br.

(Visited 2.289 times, 1 visits today)

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!