Desnutrição: sintomas, causas e tratamentos

Alzheimer o que é, sintomas e tratamentos
Alzheimer o que é, sintomas e tratamentos
janeiro 11, 2021
Qual a diferença entre o Impact, Novasource Proline e Cubitan?
Cubitan, Impact, Novasource Proline. Qual a diferença ?
fevereiro 3, 2021

A Desnutrição é a inadequada ingestão ou absorção de alimentos, necessárias para um bom funcionamento do organismo. Segundo o Ministério da Saúde a Desnutrição é uma doença de natureza clínico-social multifatorial cujas raízes se encontram na pobreza, sendo mais comum em crianças. Pode começar precocemente na vida intrauterina (baixo peso ao nascer) e frequentemente cedo na infância, em decorrência da interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo e da alimentação complementar inadequada nos primeiros 2 anos de vida, associada, muitas vezes, à privação alimentar ao longo da vida e à ocorrência de repetidos episódios de doenças infecciosas.

 A desnutrição acomete todas as fases da vida e pode levar ao surgimento de doenças, como anemia ferropriva, hipotireoidismo, redução de vitamina A, por exemplo. Por isso, as pessoas devem ter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável para evitar a desnutrição. 

Sintomas:

  • Diarreia frequente;
  • Grave perda de peso;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Falta de apetite;
  • Diminuição da temperatura corporal;
  • Apatia ou irritabilidade;
  • Inchaços generalizados;
  • Atraso no desenvolvimento intelectual nas crianças.

Causas:

– Causas primárias: Alimentação inadequada. A pessoa tem uma alimentação quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes.

– Causas secundárias: Alguma condição faz com a ingestão de alimentos não seja suficiente para atender as necessidades energéticas do organismo. Ocorre associada a presença de verminoses, câncer, anorexia, infecções, intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.

Tratamentos:

O paciente deve ser acompanhado pela equipe multiprofissional, principalmente pelo médico e nutricionista, que será orientado sobre os alimentos que devem ser ingeridos, quantidade e horários. Se necessário, pode ser prescrito suplementos alimentares. Em casos mais graves se faz necessário o tratamento em ambiente hospitalar para que o paciente seja alimentado de forma artificial (dieta enteral ou parenteral).

Para prevenir a desnutrição e manter uma vida saudável e balanceada você pode contar com a ajuda de alguns suplementos alimentares um deles é o Ensure fabricado pela empresa Abbott é uma linha de nutrição especializada para pessoas que buscam força para manter o seu ritmo. Possui fórmula clinicamente testada com proteína, cálcio e +28 nutrientes para manter força e disposição.

Veja algumas opções:

Ensure plus

Ensure plus nos sabores baunilha e chocolate, acesse o produto clicando aqui

Ensure Plus 200ml, é uma Nutrição hipercalórica e com proteína em quantidade adequada para atender necessidades individuais para pacientes em nutrição oral ou enteral. Disponível nos sabores baunilha e chocolate

Ensure em pó

Ensur nos sabores chocolate, banana, baunilha e morango, acesse esse produto clicando aqui

O Ensure em pó é um suplemento oral especialmente planejado para oferecer nutrição completa e balanceada, recomendada para pessoas que buscam força e resistência para uma vida mais ativa. Dieta normocalórica e normoproteica, rica em vitaminas e sais minerais. Contém 28 vitaminas e minerais essenciais, inclusive antioxidantes, como as vitaminas C e E, selênio, zinco e beta-caroteno. Isento de glúten. Contém Sacarose e derivados de leite e de soja. Contém Lactose Disponível em dois tamanhos lata de 400g e 900g e está disponível nos sabores baunilha, chocolate e morango.

Quem pode consumir Ensure?

O Suplemento Alimentar Ensure pode ser consumido por adultos que possuem uma vida saudável.

Outra opção para prevenir a desnutrição é o suplemento alimentar Nutren Sênior fabricado pela Nestlé, ele foi desenvolvido pensando nas necessidades nutricionais de quem passou dos 50 anos e ainda tem muito o que aproveitar. Contém ACT-3, combinação de Cálcio, Proteína e Vitamina D, além de fornecer outras vitaminas, minerais e fibras. Possui uma combinação única de cálcio, proteína e vitamina D, nutrientes que auxiliam na manutenção de ossos e músculos. Contém derivados de leite e soja. Não contém glúten.

O Nutren Sênior nós encontramos na opção liquida e em pó, salgado ou doce.

Na versão Nutren Sênior líquido você encontra garrafinhas de 200ml no sabor Mix de frutas, chocolate e baunilha.

Nutren Senior garrafinha 200ml – acesse esse produto clicando aqui

Agora na versão Nutren Senior em pó você encontrará latas com 370g e 740g no sabor baunilha ou sem sabor.

Nutren Senior nos sabores baunilha e sem sabor, acesse esse produto clicando aqui

Na versão Nutren Senior em pó você também encontrará opções salgadas que são misturas de Sopa na E-nutri você encontrará a opção no sabor Feijão  e Carne.

Nutren Senior sabor Sopa de Feijão acesse esse produto clicando aqui

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, mantenha sempre uma qualidade de vida saudável e sempre consulte seu médico e nutricionista, pois ele será sempre o mais indicado para te orientar no suplemento mais adequado para você.

Confira outros produtos em nosso site www.enutri.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!