A Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, controle da pressão arterial e manutenção do equilíbrio de sódio, potássio, ureia e creatinina, entre outros sais e minerais, esses mesmos procedimentos são responsáveis por complicações que vão de intestino preso à desnutrição.
Pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação é realizada pelo médico especialista em doenças renais. Em alguns casos é possível controlar os sintomas e estabilizar a doença com medicamentos e alimentação.
A Hemodiálise é realizada por meio da filtração do sangue que é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para a punção da fístula arteriovenosa (FAV). FAV é uma ligação entre uma pequena artéria e uma pequena veia, com a finalidade de tornar a veia mais grossa e resistente para que as punções possam ocorrer sem complicações. A fístula pode ser feita com as próprias veias do indivíduo ou com materiais sintéticos. É preparada com uma pequena cirurgia no braço ou na perna, executada por um cirurgião vascular e com anestesia local. A diálise também pode ser feita por meio de um cateter (tubo) inserido numa veia do pescoço, tórax ou virilha, com anestesia local. O cateter é uma opção geralmente temporária para os pacientes que ainda não têm a fístula, mas precisam fazer diálise.
Em geral no mínimo 3 vezes por semana e cada uma tem duração de aproximadamente 3-4 horas. Porém isso pode variar conforme orientação médica. As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.
Restrições Dietéticas:
A quantidade de líquidos ou de alimentos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal varia de pessoa para pessoa e depende do seu estado nutricional, da quantidade de urina que ele ainda produz e de outros fatores, como a presença de doenças associadas (diabetes, por exemplo). A restrição alimentar é menor nos pacientes que realiza a hemodiálise se comparado com o não dialítico, o que reflete na saúde e qualidade de vida.
Em algumas situações se faz necessário o uso de suplementos alimentares para suprir as deficiências nutricionais, na E-Nutri temos os suplementos alimentares: Nutri Renal D 200ml e Nutri Renal D 1000ml, Novasource Ren 200ml. Abaixo detalhamos suas características:
Nutri Renal D é um alimento para situações metabólicas especiais para nutrição enteral ou oral formulado para pacientes com função renal comprometida em diálise. Não contém glúten. Sua fórmula possui proteínas, carboidratos, lipídeos e Vitaminas e minerais.
Indicação: Indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica em tratamento dialítico, com restrição de eletrólitos e fluidos.
Novasource Ren é uma fórmula padrão destinada para nutrição de pessoas com necessidades especiais, com condições específicas de dietas e/ou restrições alimentares.
Indicação: Pacientes Renais agudos ou crônicos em tratamento dialítico até situações mais críticas. É hipercalórico, sendo que cada 1ml fornece 2,0kcal. Sua fórmula possui proteínas, carboidratos, lipídeos e Vitaminas e minerais.
Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário!
Confira esses e outros produtos no nosso site www.enutri.com.br, visite também nosso loja física localizada em São Paulo
Consulte sempre seu médico. As informações disponíveis nesse artigo é de apenas educativo.