Pós-operatório: dieta para auxiliar na cicatrização

Probióticos
Os principais benefícios dos probióticos
dezembro 16, 2019
Isosource
Conheça os vários tipos de Isosource e suas diferenças
janeiro 9, 2020
Autores

Pós-operatório: dieta para auxiliar na cicatrização

Todo o processo cirúrgico exige cuidados com a cicatrização no pós-operatório, pois a má cicatrização da pele pode gerar sinais permanentes, além do mais, a falta de cuidados pode retardar o processo, dificultando a recuperação do paciente e até trazendo mais complicações.

É claro que não existem fórmulas mágicas para garantir uma rápida cicatrização, até porque cada organismo funciona de uma forma, dependendo da idade, estado nutricional, da existência de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, do uso de medicamento e, sobretudo, do tratamento para recuperação dessas lesões.

Dentro desse tratamento, a alimentação é um elemento crucial, afinal não só de medicamento se faz um pós-operatório. Trouxemos algumas dicas de nutrientes, vitaminas e minerais indispensáveis para quem quer garantir uma recuperação tranquila. Continue nos acompanhando e conheça a dieta que pode auxiliar na cicatrização.

Nutrientes que ajudam no processo de cicatrização

1. Proteínas

Dentro do processo de cicatrização, as proteínas podem ser consideradas o nutriente mais importante, pois auxiliam na formação de um novo tecido, por isso, aumentar a ingestão de proteínas, principalmente nas primeiras semanas de pós-operatório pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

Essas proteínas podem ser encontradas em alimentos com pouca gordura, como é o caso da carne vermelha magra, frango, peixe, leguminosas, como feijão, soja, lentilha e laticínios.

2. Gorduras boas

Além do azeite, castanhas e abacate, é possível acelerar o processo de cicatrização aumentando o consumo de peixes, como o salmão, atum e sardinha, ricos em ômega 3 que, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, acelerando o processo de cicatrização e diminuindo os riscos de inflamação, também ajuda a combater possíveis inflamações.

3. Vitamina C

Essencial para a síntese de colágeno, a vitamina C também tem ação antioxidante, além de garantir resultados expressivos na regeneração da pele. A vitamina C está envolvida em todas as fases de cicatrização de feridas, por isso a carência dessa vitamina pode retardar o processo de cicatrização e tornar os vasos sanguíneos mais frágeis.

Durante o processo de cicatrização é importante incluir uma porção diária de vitamina C na dieta, consumindo frutas cítricas como o Kiwi, acerola (em grande quantidade), laranja, e a goiaba.

Da mesma forma que as frutas cítricas, existem outros alimentos que estimulam a síntese de colágeno, além de suplementos ricos nessa proteína, como gelatina, folhas escuras, carne e ovos.

4. Ferro

Um dos elementos mais importantes dentro do processo de cicatrização é, sem dúvidas, o sangue. Ele é o responsável por transportar os nutrientes até o local lesionado, garantindo a boa cicatrização da pele. Para isso, portanto, o corpo necessita de ferro, mineral que compõe as hemácias e que atua no transporte de nutrientes. Além disso, a presença do ferro também é indispensável na síntese do colágeno.

Esse mineral pode ser encontrado nos seguintes alimentos:

Fígado

Ovos

Espinafre

Grão de bico

Feijão

Tofu

Frutas secas

Gostou das nossas dicas? Cuidados no pós-operatório podem garantir uma melhor recuperação, mas além da alimentação, é ideal seguir as orientações do médico que são oferecidas antes mesmo da cirurgia.  Para muitas pessoas comer após uma operação pode um pouco complicado, no entanto, lembre-se que o corpo necessita de combustível para se recuperar e a dieta adequada pode ajudar evitando complicações. Além disso, manter o corpo hidratado é fundamental. Você também pode contar com a ajuda de suplementos, como o Novasource Proline, Cubitan e Impact indicado para procedimentos pré e pós-cirúrgicos por possuir alta concentração de aminoácidos arginina e prolina, que auxiliam na cicatrização, minerais e vitaminas A, C e E. Esse e outros produtos você encontra na nossa loja, a E-Nutri possui diversas linhas de produtos de qualidade. Acesse nossa loja e conheça!

Download

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!