Creatina: saiba como funciona e seus benefícios

Sindrome metabolica
O que é a síndrome metabólica?
janeiro 27, 2020
Carvão ativado
O que é o carvão ativado e qual é a sua função?
março 4, 2020
Autores

Creatina: saiba como funciona e seus benefícios

creatina

Se você é praticante de atividades físicas provavelmente você já tomou ou, pelo menos ouviu falar na Creatina. Mas você conhece, de fato o que é como ela age no seu organismo? Hoje vamos falar um pouco sobre esse suplemento e como ele pode melhorar sua performance.

A Creatina vem conquistando atletas e praticantes de atividades físicas, em especial aqueles que praticam exercícios de alta intensidade, isso se deve ao fato desse suplemento trazer inúmeros benefícios. Esses benefícios estão ligados ao efeito ergogênico da Creatina. Você sabe o que é efeito ergogênico?

O efeito ergogênico é causado por substâncias que visam melhorar o desempenho físico no caso da suplementação de creatina, esse efeito ajuda a reduzir a acidez muscular e retardar a fadiga muscular, além disso, ela auxilia na retenção hídrica, ocasionando o aumento de massa corporal a medida em que aumenta a absorção de nutrientes.

O que é e onde encontrar creatina?

A creatina é um composto produzido pelo nosso organismo e formado pelos aminoácidos arginina, metionina e glicina. Trata-se de reservatório de energia que favorece a contração muscular, uma vez que cerca de 95% da creatina do organismo está armazenado no músculo esquelético. Além disso, o efeito da creatina é cumulativo, por isso seu consumo deve ser diário.

Por isso, apesar de ser produzida pelo corpo, existem formas de aumentar seu consumo, seja pela suplementação, ou por meio de uma dieta rica em alimentos de origem animal, como:

– Salmão

– Arenque

– Carne vermelha

– Fígado

– Frango

– Bacalhau

Mas afinal, quais são os benefícios da creatina?

Além de atuar no fornecimento de energia, o composto melhora a função cognitiva, previne a perda de massa muscular em idosos e fornece energia.

Se você pratica qualquer tipo de atividade física e, principalmente, atividades de alta performance, além da suplementação, uma dieta rica em creatina pode ajudar a potencializar seus resultados, pois traz benefícios, como:

Auxilia na hipertrofia muscular

A creatina permite que você mantenha a intensidade do treino e mais intensidade no treino significa maior hipertrofia muscular. Isso ocorre porque ela fornece energia imediata para as células, possibilitando contrações musculares mais fortes, o que irá permitir que você puxe mais peso durante o treino.

Melhora a recuperação no pós treino

O consumo de creatina reduz inflamações após treinos intensos e os danos às células musculares, pois estimula a proliferação de células responsáveis pelo aumento das fibras musculares que, por sua vez, auxiliam na recuperação no pós-treino.

Acelera seu metabolismo

Além de potencializar o ganho de massa magra, a creatina também ajuda a manter massa magra e, ainda, auxilia indiretamente na queima de gordura, pois potencializa o treino e quanto mais intenso for o treino, mais calorias você queima.

Agora que você já conhece o segredo da creatina, já pode aproveitar dos seus benefícios! Lembre-se de buscar uma avaliação nutricional e optar pelos melhores produtos! Dúvidas de onde encontrar suplementos de qualidade? Acesse nosso site e confira os melhores produtos para você potencializar os seus resultados e atingir o corpo que você deseja!

1 Comment

  1. Gustavo Aragonez - Nutricionista em Criciúma - Especialista Nutrição Clinica e Esportiva | Obesidade e Emagrecimento disse:

    Esse artigo é um guia completo sobre a creatina! Ele desmistifica como essa substância funciona e explora seus diversos benefícios para atletas e entusiastas da saúde. Uma leitura essencial para quem busca maximizar seu desempenho e condicionamento físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!