Conheça os segredos da dieta flexível

Quimioterapia
Quimioterapia: saiba como se beneficiar de uma boa alimentação
novembro 25, 2019
Novasource
Saiba as diferenças e características do NovaSource
dezembro 13, 2019
Autores

Conheça os segredos da dieta flexível

Dieta Flexível

Já pensou em como seria alcançar a boa forma sem precisar de submeter a uma dieta extremamente restritiva? Ela existe e o nome dela é dieta flexível.

Entendendo a dieta flexível

Conhecida como Dieta flexível ou IIFYM (If it fit your macros), que significa, literalmente “Se isso cabe nos seus macros”, ou seja, essa dieta calcula a quantidade de macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa pode ingerir por dia e, assim, estabelece as quantidades de calorias que devem ser ingeridas para que a pessoa alcance seus objetivos.

A IIFYM é baseada na substituição de alimentos com as mesmas propriedades calóricas, no entanto, com valores nutricionais diferentes. Para tanto, para que essa substituição seja feita de forma eficaz, é essencial conhecer os grupos alimentares (carboidratos, gorduras, proteínas e fibras), bem como as calorias e propriedades nutricionais de cada alimento, para que a troca se adeque a quantidade de macronutrientes necessárias na alimentação individual. Por exemplo:

  • 2 fatias de pão integral equivalem a 5 colheres de sopa de arroz.
  • 1 fruta equivale a 1 fatia de pão integral.

Para estabelecer a quantidade de macronutrientes necessários, é preciso se submeter a uma avaliação física, que considera peso, altura, atividades praticadas e, sobretudo, os objetivos, afinal de contas, esse tipo de dieta pode ser utilizado tanto para perda de peso, quanto para o ganho, tudo depende da forma como será elaborada.

Vamos conhecer as vantagens e desvantagens de adotar adieta flexível?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de dieta possibilita mais flexibilidade no consumo dos alimentos, sendo possível a ingestão de doces, frituras e gorduras. Por isso mesmo, ela apresenta vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • A dieta flexível exige que os macronutrientes sejam monitorados, possibilitando que o progresso seja acompanhado e proporcionando melhores resultados.
  • Esse tipo de dieta proporciona um maior controle sobre a ingestão de alimentos prejudiciais ao corpo, como açucares e industrializados, mostrando-se algo bastante sustentável a longo prazo.
  • Transforma o processo numa experiência mais agradável.

Desvantagens:

  • Dificuldade em calcular e monitorar o consumo de macronutrientes diários
  • Dificuldade de equilibrar os nutrientes consumidos, fazendo com que a eficácia seja diminuída

Hoje, sabemos que com uma dieta adequada às suas necessidades, é possível equilibrar o organismo e maximizar os resultados na busca da boa forma. A dieta flexível pode ser adaptada para diferentes objetivos, tanto para perda de peso, quanto para o ganho e até para quem objetiva manter o corpo.

Agora que você já conhece a dieta flexível, já pode aproveitar dos benefícios! Lembre-se de buscar uma avaliação médica para traçar a estratégia ideal para o seu organismo e optar pelos melhores produtos! Conheça nossa linha de suplementos!

1 Comment

  1. Gustavo Woltmann disse:

    Para se fazer dieta só com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!