Como Melhorar a Saúde do Intestino

11 Alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico
abril 27, 2020
Espessantes e a Disfagia em Idosos: O que é e como identificar?
outubro 29, 2020
Autores
Como melhor a saúde do intestino

Como melhorar a saúde do intestino

A microbiota intestinal constitui em um conjunto de microrganismos que estão presentes no intestino e cuja composição varia ao longo do trato-gastrointestinal e entre o lúmen e mucosa intestinal. O trato gastrointestinal é um órgão estéreo ao nascimento, adquirindo microrganismos logo após o parto. Dentre suas principais funções, destacam-se a imuno-modulação, contribuição nutricional e resistência à colonização por bactérias patogênicas. Sofre alterações por fatores externos e internos como meio ambiente, antibicoterápicos, alimentação, sistema imunológico, genético, probióticos e prebióticos.

A microbiota intestinal é um ecossistema que age de forma simultânea e mútua com as células do hospedeiro por um processo de simbiose, no qual nenhum dos dois é prejudicado. O equilíbrio pode ser mantido por meio de uma alimentação sistemática rica em probióticos e prebióticos e o consumo adequado de água.

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde intestinal. As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são os mais usados como probióticos. As formas mais comuns de apresentação dos probióticos são os produtos lácteos e os alimentos fortificados. Mas também existem no mercado comprimidos, cápsulas e sachês contendo essas bactérias.

Os prebióticos são frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina. Os (FOS) frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo. Caso seja necessário, tem suplemento a base de prebióticos, para ser adicionado na alimentação diária.

Vamos cuidar melhor do nosso intestino! Saiba mais dos suplementos Probioticos e Prebióticos, disponíveis no Site da E-Nutri. Qualquer dúvida, fale com a nossa Nutricionista.

Baixe nosso e-book com dicas selecionadas pela nutricionista da E-nutri
10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável

1 Comment

  1. […] probióticos. Eles ajudam na manutenção dessas bactérias, ajudando a “colonizar” seu intestino, e essas bactérias podem impedir a constipação e tratar diversos tipos de diarreia, além disso, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossas Nutricionistas!